COVID19

Desde o início da pandemia da COVID19 não economizamos esforços nem trabalho para reconstruir os imensos prejuízos causados ao nosso setor. Os eventos foram, e continuam sendo, a atividade econômica mais impactada (proibidos na maior parte do período pandêmico, na grande maioria dos territórios e em seus vários formatos - apesar da similaridade em relação a várias outras atividades, algumas delas abertas todo o período da pandemia). Foram cursos, lives, incontáveis reuniões (tudo isso realizado de forma colaborativa) e projetos desenvolvidos com parceiros para a retomada. Nesta seção compartilhamos algumas dessas iniciativas. 

LIVES NA PANDEMIA

NOMEAÇÃO 15 LÍDERES MÁS INFLUENTES DE LA INDUSTRIA DE REUNIONES 2020

Título concedido a 15 profissionais, teve em 2020, como representante do Brasil, Vaniza Schuler

O Conselho Editorial da publicação mexicana, com atuação intercontinental, Latinamerica Meetings  promove todos os anos uma pesquisa para identificar profissionais de destaque da indústria do turismo de negócios e eventos (em espanhol, "industria de reuniones") e nomeia 15 líderes cujos desempenhos tenham sido relevantes para o setor. 

Em 2020, justamente neste ano tão emblemático,  tivemos a imensa honra de integrar esse grupo, representando o Brasil no cenário da América Latina.

Além da premiação ao vivo, realizada de forma virtual, a revista traça o perfil  individual de cada um dos líderes em uma edição especial.

A versão integral da revista e mais informações sobre a titulação podem ser obtidas diretamente no portal www.latammeetings.com e mídias sociais: www.facebook/meetlatam

Agradecimentos a  Rafael Hernandez e seu conselho editorial pelo carinho e reconhecimento.

TREINAMENTOS DE APLICAÇÃO  DE PROTOCOLOS SANITÁRIOS DE PREVENÇÃO À COVID19 (EVENTOS TESTE)

Com projeto inicial elaborado por nossa empresa - com o propósito de evidenciar para a comunidade, governos e imprensa o nível de segurança possível de ser alcançado nos eventos - os treinamentos do setor de eventos (também chamados de eventos-teste) foram capitaneados localmente pelos Convention & Visitors Bureaus (a partir da iniciativa do  CVB de Porto Alegre) com viabilização operacional das entidades locais (ABEOC/RS, UBRAFE/Região Sul, ABRAPE) e amplo apoio das entidades do comércio e do turismo, empresários e profissionais que atuaram de forma colaborativa e protocolos do Grupo Live Marketing. Ao total 04 eventos teste (que adotaram o nome de "Novos Tempos Novos Eventos" para dar unidade) foram realizados no Rio Grande do Sul:

  • Bento Gonçalves (feiras de negócios) 08 de agosto de 2020, capitaneado pelo Bento Convention Bureau.
  • Gramado (eventos sociais, culturais e festivais) 31 de agosto de 2020, capitaneado pelo Gramado, Canela e Região das Hortências Convention & Visitors Bureau.
  • Porto Alegre (eventos técnico-científicos) 11 de setembro de 2020, capitaneado pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau.
  • Porto Alegre (espetáculos artísticos) 13 de setembro de 2020, capitaneado pelo grupo Live Marketing

Como resultado, 15 dias após a realização do último evento teste, o Governador do Estado autorizou a retomada dos eventos técnico- científicos e feiras, e uma semana após aprovou 03 feiras de negócios de grande porte, com possibilidade de 1700 pessoas simultâneas (FESTURIS - Gramado, Zero Grau - Gramado, Mercopar - Caxias do Sul). Todas se realizaram com plena observância de protocolos e sem incidentes de contaminação, atingindo cerca de 5.000 pessoas as 02 primeiras e mais de 7.000 participantes a terceira. 

ABAIXO O PDF COM O RELATO COMPLETO DO CASE "NOVOS TEMPOS NOVOS EVENTOS"

Imagens abaixo cedidas pelos profissionais que trabalharam de forma voluntária nos eventos: @giononohydive; @emmadenaui; @joaoalvesfotografo: @ cleitonthieli

PROJETOS COVID19

Os cenários nunca antes imaginados de 2020 trouxeram a necessidade de união do setor e principalmente de assistência às organizações de marketing de destinos para redirecionamento de planejamentos e ações. Foram inúmeras horas de consultoria, instrutoria, monitoramento e mentoria doados ou com ampla margem de descontos aplicados para viabilizar projetos inéditos, coerentes com os novos momentos.  

  • Grupo Monitoramento da Captação de Eventos: o nosso principal projeto coletivo e totalmente voluntário da pandemia, um grupo exclusivamente formado por gestores de organizações de marketing de destinos, responsáveis pela captação de eventos, com encontros regulares para troca de informações sobre o cenário dos eventos, projetos, soluções, pesquisas e capacitação. Várias das pesquisas disponibilizadas neste site foram derivadas desse grupo, que iniciou com 15 representantes e hoje alcança mais de 25 dos principais destinos turísticos nacionais.
  • Gestão de Crises  em organizações de marketing de destinos: Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Recife Convention & Visitors Bureau, Fortaleza Convention & Visitors Bureau (Visite Ceará).
  • Pesquisas de Monitoramento da Abertura e da Captação de Eventos - ver aba publicações/pesquisas
  • Pesquisa de Cenários de Gestão dos CVBs -  ver aba publicações/pesquisas - restrita a gestores de CVBs
  • Elaboração de protocolos  sanitários e coordenação de aplicação  em feiras de negócios autorizadas pelo Governo do Estado (FESTURIS Gramado) 
  • Treinamento de protocolos sanitários para expositores e colaboradores em feiras de negócios autorizadas pelo Governo do Estado (FESTURIS Gramado e MERCOPAR)
  • Coordenação de visita técnica para observação de aplicação de protocolos  sanitários para compradores de eventos  (promotores e organizadores) a feiras de negócios (FESTURIS Gramado, MERCOPAR Caxias do Sul,  FEMPTUR - RN), Evento Teste Fortaleza.

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL EM EVENTOS DE RETOMADA

Estivemos presencialmente em vários eventos que se realizaram como propósito de mostrar à comunidade e governos a efetiva possibilidade de realização de eventos segura (treinamentos do setor), além dos eventos efetivamente autorizados pelos governos. 

  • Exporetomada  São Paulo/SP (evento de treinamento do setor). Participação como convidada.
  • Exporetomada Salvador/BA (evento de treinamento do setor). Participação como palestrante.
  • Recriando Eventos em Novos Momentos - Fortaleza/CE  (evento de treinamento do setor). Participação como coordenadora geral do evento e palestrante.
  • Femptur - Natal/ RN (feira de negócios). Participação como  palestrante e coordenadora da visita técnica de observação de protocolos para compradores.
  • Festuris - Gramado/RS (feira de negócios). Participação como coordenadora e instrutora de protocolos sanitários.
  • Mercopar - Caxias do Sul/RS ( feira de negócios). Participação como  instrutora de protocolos sanitários para staff e expositores.