ARTIGOS, E-BOOKS E PESQUISAS


Nas páginas seguintes você encontrará conteúdos variados sobre o turismo de negócios e eventos (MICE). São artigos,  vídeos, notícias, pesquisas importantes que poderão ser visualizados livremente. Ressaltamos novamente, que foram publicações produzidas em fase anterior à Covid19, que tantas mudanças estratégicas e de ações nos trouxe.

Os E-books e as pesquisas hoje disponíveis são materiais em PDF, com 20 a 30 páginas, que apresentam um resumo sobre os aspectos mais relevantes do tema em questão. No entanto, esses materiais são SOMENTE ACESSÍVEIS MEDIANTE REGISTRO DE USUÁRIO NO BLOG. Passo a passo para registro:

  1. Acesse a aba PUBLICAÇÕES/E-BOOKS/REGISTRO DE USUÁRIO
  2. Preencha o formulário e envie
  3. Entre imediatamente com seu login e senha (o registro não requer pré aprovação) em  E-BOOK/ LOGIN DE USUÁRIO
  4. Acesse os  E-books e faça o Download!  
  5. Uma vez cadastrado, você poderá acessar diretamente as demais publicações mediante LOGIN

Caso tenha alguma sugestão de temática, envie por meio do formulário de contato!

  • E-BOOKS DISPONÍVEIS

  • Afinal, o que é o MICE? -  elaborado em 2017
  • Captação de Congressos Simplificada -  elaborado em 2018
  • Compreendendo os Convention & Visitors Bureaus - elaborado em 2018
  • Visitas técnicas de Inspeção - elaborado em 2019
  • Sustentabilidade e sugestões de boas práticas na realização de eventos em Maceió - elaborado em 2018
  • Manual de Boas Práticas - Projeto Competitividade dos CVBx (Convention & Visitors Bureaux) - Benchmarking - elaborado em 2008
  • LIVRO MARKETING DE DESTINOS

    Particularidades e Oportunidades para os Convention & Visitors Bureaus Brasileiros

    Livro que aborda as estratégias de promoção de cidades para fins de aumento do fluxo de turistas,  usualmente utilizadas por  organizações formadas pela empresas envolvidas com a oferta turística de uma localidade, os Convention & Visitors Bureau (CVBs). Conteúdos principais:

    • CONCEITOS E DEFINIÇÕES ESSENCIAIS
    • ORIGEM E A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS CVB
    • FOCO PRINCIPAL DE ATUAÇÃO DE UM CVB
    • IMPLEMENTAÇÃO DE CVB
    • GESTÃO E VIABILIDADE FINANCEIRA
    • PÚBLICOS-ALVO DO CVB (clientes x compradores)
    • SERVIÇOS OFERTADOS PELO CVB

    Publicação disponível em versões impressas (somente por encomenda- prazo médio de 2 semanas) na Livraria Cultura ou Clube de Autores, link abaixo.

    LIVRO SUSTENTABILIDADE E SUGESTÕES DE BOAS PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DE EVENTOS EM MACEIÓ

    O livro foi elaborado a partir de uma demanda  o Maceió Convention & Visitors Bureau  e viabilizado pela do Secretaria Municipal de Turismo de Maceió  por meio de um convênio com a Editora IABS (www.iabs.org.br). O conteúdo é voltado para organizadores e promotores de eventos, aborda  práticas de sustentabilidade em eventos com fácil implementação e baixo custo e foi elaborado a partir das recomendações de organizações internacionais ligadas ao setor de sustentabilidade, dentre elas World Commission on Enviroment and Development (United Nations) e Green Meetings Industry Council e Green Commitee
    DOWNLOAD DISPONÍVEL A PARTIR DE CADASTRO NO SITE NA ABA E-BOOKS

     MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PROJETO COMPETITIVIDADE DE CVBS - BENCHMARKING INTERNACIONAL 

    O Projeto Competitividade dos CVBs foi criado e coordenado pela empresa Vaniza Schuler Consultoria para a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau/ Federação Brasileira de CVBs e  executado pela empresa Intelly.  Seu objetivo era identificar, dentro CVBS dos cinco continentes, aqueles que apresentavam as melhores práticas na área de gestão, relacionamento com associados, estratégias para atração de visitors e de eventos. Foram então, realizadas viagens para verificação in situ e entrevistas com os gestores dessas organizações, e posterior compilação das melhores práticas a fim de criar referencias de excelência para os CVBs brasileiros. A produção do conteúdo do Manual também foi responsabilidade da empresa Vaniza Schuler Consultoria.

    O projeto ainda incluiu a apresentação detalhada das práticas para os CVBs brasileiros em 04 regiões brasileiras, reunindo ao total representantes de mais de 80 entidades.

    Editora: Nova Prova, Porto Alegre, 2008

    DOWNLOAD DISPONÍVEL A PARTIR DE CADASTRO NO SITE NA ABA E-BOOKS